Artigos brasileiros são selecionados para exposição na ISQua, maior conferência de Segurança do Paciente do mundo

Cinco trabalhos do UnitedHealth Group Brasil, um deles do Hospital Pan-Americano, serão expostos na conferência da International Society for Quality in Health Care, considerada a maior autoridade em segurança do paciente e qualidade em saúde do mundo

Rio de Janeiro, RJ (agosto de 2020) – A segurança dos pacientes é uma das maiores prioridades do UnitedHealth Group Brasil, companhia que controla a operadora de planos de saúde Amil e 33 hospitais no país, dentre eles o Pan-Americano. Em junho, a área de Qualidade e Segurança, que concentra os protocolos clínicos dos hospitais do grupo e garante a solidez nos atendimentos, alcançou mais um reconhecimento significativo com a aprovação de cinco artigos científicos para exibição na 37ª Conferência Internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care).  Um dos artigos aborda a inovação no método de análise de eventos adversos para promover uma cultura de segurança do paciente a partir de um caso do Hospital Pan-Americano (RJ). 

No caso apresentado, foi desenvolvida uma forma de avaliação detalhada de cada etapa do processo a partir de imagens de vídeo de determinado evento adverso e assim foi identificada, cuidadosamente, cada oportunidade de melhoria. A ISQua é considerada a maior autoridade em segurança do paciente e qualidade de saúde do mundo. O congresso ocorrerá em Florença, na Itália, em julho de 2021.

“Esta é a primeira vez que casos do grupo são selecionados e ter nosso trabalho apresentado perante as maiores autoridades de qualidade assistencial e segurança do paciente do mundo é um indicativo de que estamos no caminho certo”, destaca Taissa Sotto Mayor, diretora de Qualidade e Segurança do Paciente do UnitedHealth Group Brasil.

O UnitedHealth Group Brasil adota uma consistente cultura de segurança, com revisão periódica de pontos de melhoria, o que permite a identificação de incidentes de segurança do paciente, assim como oportunidades de correção de processos. Atualmente, vinte e sete unidades hospitalares da companhia são acreditadas pela Joint Commission International (JCI) ou pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).