Hospital Pan-Americano celebra um ano sem a ocorrência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV)

Patologia acomete pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estejam com suporte ventilatório invasivo (ventilando com ajuda de aparelhos)

Rio de Janeiro, RJ (agosto de 2023) – Os hospitais da Amil se dedicam a proporcionar aos seus pacientes e colaboradores um ambiente seguro e de qualidade, através de ações de capacitação, treinamento, desenvolvimento e reconhecimento dos seus profissionais. Em agosto, duas unidades no Rio de Janeiro, o Pan-Americano, na Tijuca, e o Pasteur, no Méier, celebraram sequências longas de meses sem casos de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

No Hospital Pan-Americano, a iniciativa de reconhecimento foi realizada no dia 25 de agosto, quando foi celebrado o marco de um ano sem a ocorrência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). Essa patologia acomete pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estejam com suporte ventilatório invasivo (ventilando com ajuda de aparelhos). 

Segundo o fisioterapeuta e líder do projeto de PAV, Carlos Eduardo, alcançar esse resultado era o foco da equipe desde o avanço da pandemia. “Essa marca tornou-se objeto de desejo no momento em que identificamos o crescente número de pacientes diagnosticados com a afecção, não apenas nos hospitais brasileiros, mas no mundo. Tal aumento pode ter como explicação a instalação da pandemia de COVID-19 e o alto número de indivíduos que necessitavam desse tipo de tratamento”.

Para conquistar esse resultado, foi realizada, de maneira auspiciosa, uma força tarefa com a união das equipes de assistência. Também foi proposta a instauração de medidas educativas e preventivas para todo o time, desde a adoção de protocolos de manutenção da higiene oral, posicionamento adequado do equipamento até o ajuste dos níveis de sedação. A celebração, que aconteceu durante uma reunião do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, contou com a direção do hospital para homenagear a equipe do Centro de Tratamento Intensivo com a entrega de certificados.


No Hospital Pasteur, a meta alcançada foi de um ano sem casos de Infecção do Trato Urinário (ITU) associada à cateter vesical de demora. A enfermeira chefe, Pamela Vicente, contou que o resultado foi alcançado através da implementação de um projeto de melhoria focado na prevenção de infecções do trato urinário. A ação, que teve início em 2022 com a utilização da ferramenta Kamishibai e a formação de um time para responder rapidamente a qualquer incidente, está colhendo os resultados que não apenas zeraram os números de casos, como também reduziram os custos.

“Os impactos alcançados durante o desenvolvimento do projeto garantiram uma diminuição de uso de antibióticos. Essa conquista ilustra como o trabalho em equipe nas organizações de saúde pode gerar grande valor no sistema como um todo. Acredito que a cooperação, a comunicação clara e a confiança mútua foram fundamentais para a produção desse case de sucesso”, destacou Evelym Albuquerque, técnica em enfermagem do Hospital Pasteur.