Hospital Pan-Americano participa de curso que prepara equipes para comunicação de situações sensíveis

Objetivo é fornecer habilidades e estratégias aos profissionais da saúde para transmitir notícias difíceis aos pacientes e suas famílias de maneira clara

Rio de Janeiro, RJ (maio de 2023) – Com o objetivo de fornecer habilidades e estratégias aos profissionais da saúde para transmitir notícias difíceis aos pacientes e suas famílias de maneira clara, empática e respeitosa, os hospitais Luz Vila Mariana, em São Paulo, e Pasteur, no Rio de Janeiro, receberam, nos dias 19 e 23 de maio, o Curso de Comunicação de Más Notícias. O evento foi organizado por Cecília Emerick Mendes Vaz, coordenadora médica de Cuidados Paliativos da Amil; Leonardo Alves Sampaio, coordenador regional da Educação Amil do Rio de Janeiro; César Ricardo do Espirito Santo Ferreira, educador pleno do Hospital Pan-Americano; Mariana Sarkis Braz, psicóloga do Hospital Paulistano; e Erica Cristina Vieira Cabral, educadora plena do Hospital Vitória São Paulo.

A integração dos hospitais nesta capacitação contribuiu para a implementação da cultura de cuidados paliativos e promoveu a padronização de práticas e melhorias na qualidade do atendimento, facilitando a troca de experiências entre as equipes nesses casos de situações sensíveis. Durante o curso, os times aprenderam técnicas de comunicação efetiva, como: identificar as necessidades emocionais dos pacientes, ouvir ativamente, fornecer informações de maneira compreensível, responder a perguntas e lidar com reações emocionais. Também foram discutidos aspectos éticos e legais relacionados à comunicação de más notícias, bem como estratégias para cuidar da saúde emocional dos próprios profissionais.

“A comunicação de más notícias é um momento desafiador tanto para os pacientes, quanto para os profissionais de saúde envolvidos. Portanto, investir em treinamentos como esse é fundamental para garantir que a informação seja transmitida da melhor forma possível, levando em consideração a empatia, a sensibilidade e o respeito pelos pacientes. Com a conclusão desse curso, nossas pessoas colaboradoras dos hospitais estão mais preparadas para enfrentar situações delicadas, o que certamente terá um impacto positivo na experiência dos pacientes e na qualidade do cuidado oferecido”, destacou Leonardo Alves Sampaio.

 “É um grande prazer fazer parte de ações que promovem melhorias na qualidade assistencial das nossas pessoas colaboradoras, além de disseminarem a cultura dos cuidados paliativos dentro das nossas instituições. Poder observar o aumento constante do interesse dos profissionais em se capacitar na abordagem de temas difíceis, como terminalidade e comunicação de más notícias, mostra que estamos construindo um caminho na direção de um cuidado mais compassivo e amoroso para os nossos pacientes”, completou Cecília Emerick Mendes Vaz.